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domingo, 27 de março de 2016

sábado, 26 de março de 2016

Bacalhau com Cebolas Caramelizadas



Por: Karoline Garcia Bezerra de Carvalho – Nutricionista CRN: 41367

Sempre temos opções saudáveis  e gostosas!


Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo total de preparo: 1 hora
Porção: 200 gramas

Ingredientes
·         500 gramas: Bacalhau dessalgado cozido;
·         6 colheres de sopa: Azeite de oliva;
·         2 colheres de sopa: Salsa inteira;
·         4 colheres de sopa: Alcaparra;
·         2 colheres de sopa: Mel;
·         2 unidades: Alho dente;
·         400 gramas: Batata bolinha;
·         300 gramas: Cebolas;
·         50 gramas: Azeitona preta sem caroço light;
·         1 colher de sopa: Vinagre balsâmico.

Modo de preparo
1.      Higienize os alhos, as cebolas, a salsa e as batatas. Reserve.
2.      Descasque as cebolas e corte em rodelas, coloque as cebolas numa frigideira antiaderente em fogo médio com duas colheres de sopa de azeite, pós 5 minutos junte o mel por último o vinagre balsâmico e deixe 10 minutos, mexa continuamente.
3.      Cozinhe o bacalhau em água fervente por 10 minutos, retire do fogo, com uma escumadeira, deixe escorrer. Reserve.
4.      Descasque as batatas, cozinhe-as “al dente” na água do bacalhau, retire-as com escumadeira e passe por água fria. Reserve.
5.      Coloque numa frigideira antiaderente com 2 colheres de sopa de azeite, o alho fatiado, o bacalhau com a pele virada para baixo, doure, após dourar um lado vire com cuidado e doure o outro lado.
6.      Num pilão triture as folhas da salsa, junte 4 colheres de sopa de azeite, leve ao fogo médio ṕor 1 minutos, sempre mexendo, adicione 2 colheres de chá da água das alcaparras, as azeitonas, deixe por alguns segundos e retire do fogo.
7.      Numa travessa faça uma caminha com as cebolas caramelizadas, por cima do bacalhau o molho da salsa com as alcaparras, em volta as batatas e as azeitonas.
8.      Sirva o Bacalhau com cebolas caramelizadas de imediato, acompanhado de salada colorida.

Ótimo almoço para todos.
Feliz Páscoa!!

domingo, 20 de março de 2016

Páscoa Ligth

Por: Karoline Garcia Bezerra de Carvalho – Nutricionista CRN: 41367

A Páscoa está chegando, claro que não vamos esquecer o real significado da data, mas vale lembrar dos coelhos e dos chocolates também!
Você sabe como escolher o seu ovo de Páscoa?
A Dra. Karoline Garcia- Nutricionista vai nos ensinar como aproveitar a Páscoa sem sair da dieta. Sempre temos opções mais saudáveis, só depende de você!
Antes de comprar saiba qual a diferença dos tipos de chocolates.

Chocolate Meio Amargo/Amargo: de 40% a 50% de cacau (meio amargo) e de 56% a 99% (amargo) + pouca manteiga de cacau + pouco açúcar.
Calorias 100g: 500kcal
Antioxidantes 100g: cerca de 170mg (meio amargo) e de 250mg a 450mg (amargo).

Chocolate ao leite: de 20% a 30% de cacau +manteiga  de cacau + açúcar +leite (e/ou leite em pó e condensado).
Calorias 100g: 530kcal
Antioxidantes 100g: cerca de 70mg

Chocolate  Branco: Nada de cacau + manteiga  de cacau + leite + açúcar + lecitina
Calorias 100g: 546 kcal
Antioxidantes  100g: Zero

Chocolate diet : é aquele que NÃO CONTÉM algum nutriente. Usualmente, os chocolates diets são assim chamados por não possuírem o açúcar, mas cuidado!
Muitas vezes, eles têm uma quantidade elevada de gordura!

Chocolate light: aquele que contém algum nutriente em MENOR QUANTIDADE. Sua composição pode variar muito, por isso, fique atento ao rótulo, e veja qual nutriente ele tem menos, e se possui algum em altas quantidades, em comparação a um chocolate normal.